Projeto Aquecedor Solar para Residência de Alto Padrão

Sistemas de piscina e banho da Soletrol atendem residência de 1000m²

A utilização de aquecedores solares de água em residências é a aplicação mais comum no Brasil. Essa é uma solução inteligente, econômica e que, além de deixar a edificação mais sustentável, proporciona um excelente nível de conforto.

Flexibilidade é outro ponto a destacar em um aquecedor solar, pois os sistemas podem ser dimensionados para atender às mais diversas necessidades e realidades, desde pequenas aplicações, como residências de até 80 m², e também residências de alto padrão, que possuem grandes áreas construídas e, consequentemente, um maior número de pontos de utilização. Vamos pegar como exemplo uma residência de 1.000 metros quadrados, localizada em Alphaville, na região metropolitana de São Paulo.

A residência possui sete suítes, lavanderia e cozinha, além de três banheiros para empregados, todos alimentados por um sistema de aquecimento solar de água com capacidade total de 1000 litros.

O projeto conta com dois reservatórios térmicos de alta pressão (40 m.c.a), com capacidade de 500 litros cada um, que trabalham interligados, e oito coletores solares de 2.0m², perfazendo 16m² de área coletora total. Além disso, para atingir o nível de conforto desejado, o sistema conta com um pressurizador que é controlado por um quadro de comando elétrico.

Com grande estrutura, a edificação também conta com uma piscina coberta de 50m², climatizada através dos aquecedores solares Soletrol. Para que a água da piscina mantenha a temperatura média de 26º a 29ºC, que é o recomendado, foram instalados 30 coletores de 2.0m², que perfazem 60m² de área coletora. O projeto da piscina conta também com um aquecedor a gás, como backup, para, se necessário, auxiliar no aquecimento e um quadro de comando que controla o bombeamento e a temperatura da água da piscina.

Os sistemas de banho e piscina foram instalados em 2009, na mesma época, e estão em perfeito estado de funcionamento.

Descrição da Obra Projeto Aquecedor Solar para Residência de Alto Padrão
Tipo de Aplicação/Utilização Residencial - Banho
Porte do Sistema 16 m² de área coletora com capacidade de aquecimento de 1.000 litros/dia
Tipo de Aplicação/Utilização B Residencial - Piscina
Porte do Sistema B 60 m² de área coletora com capacidade de climatizar a uma temperatura ideal uma piscina de 50 m² de área
Cidade São Paulo - SP

Vista da Residência do Projeto Aquecedor Solar para Alto Padrão

Vista dos Coletores Solares Instalados no Projeto

Soletrol Indústria e Comércio LTDA - Indústria 100% Brasileira

Conecte-se com a Soletrol