Projeto Energia Solar no Processo Produtivo de Bebidas

Soletrol desenvolve projeto industrial inovador em parceria com a fabricante de bebidas CNBN. O sistema é utilizado nos processos de cozimento e envaze das cervejas e esterilização das tubulações da indústria.

A Soletrol, empresa líder no segmento de aquecimento solar de água no Brasil, sai na frente mais uma vez e apresenta um audacioso e inovador projeto de aplicação de energia solar. Desenvolvido em conjunto com a CNBN – Companhia Nacional de Bebidas Nobres, tradicional empresa de bebidas localizada em São Manuel-SP e dona das marcas Belco, Tauber, Kalena, Capivaryana, Fruta Toon e Battery Energy Drink, o projeto prevê o uso de energia solar para aquecer a água utilizada na produção de bebidas da CNBN.

O sistema que utiliza coletores solares com superfície seletiva, uma cobertura especial que tem maior capacidade de absorção solar, atinge elevadas temperaturas de cerca de 80º C é utilizado nos processos de cozimento e envaze de cervejas e esterilização das tubulações da indústria. Além disso, com o sistema solar, haverá redução na queima de briquetes destinados a alimentar as caldeiras.

"Esse sistema inaugura uma nova fase no uso do aquecimento solar na indústria brasileira. Por meio da utilização de tecnologias modernas e uma parceria muito próxima entre a Soletrol e a CNBN, indicamos a efetiva possibilidade de novas aplicações de energia solar para aquecimento de água, que reduzem custos operacionais e trazem benefícios ambientais. Esse projeto é um exemplo do que pode ser feito, pois existem milhares de outras aplicações industriais viáveis do ponto de vista econômico e ambiental", aponta Lúcio Mesquita, engenheiro responsável pelo projeto.

Luís Augusto Ferrari Mazzon, diretor presidente da Soletrol, destaca ainda que essa é mais uma demonstração do comprometimento da empresa para com o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações com energia solar, que possibilitem o uso racional de energia e a preservação ambiental. "O desenvolvimento do mercado de aquecimento solar é um dos nossos principais objetivos e é uma marca incontestável nesses mais de 30 anos de atividades da Soletrol", comenta Mazzon.

Descrição da Obra Projeto Energia Solar no Processo Produtivo de Bebidas
Tipo de Aplicação/Utilização Industrial – Água de Processos
Porte do Sistema 9.000 litros/dia
Cidade São Manuel - SP

Vista parcial dos coletores solares instalados

Soletrol Indústria e Comércio LTDA - Indústria 100% Brasileira

Conecte-se com a Soletrol