Projeto Aquecedores Solares em Prédios do Minha Casa, Minha Vida

Projeto de residencial em Governador Valadares mostra que a viabilidade da aplicação do sistema de aquecimento solar vai além da edificação térrea

Com a inclusão compulsória dos aquecedores solares na faixa 1 de contratações do programa federal Minha Casa, Minha Vida, as famílias de mais baixa renda do país obtiveram acesso ao aquecimento solar de água por meio da energia solar.
Essa foi uma conquista que, além de quebrar o paradigma de que o aquecedor solar era apenas para a classe mais rica, contribuiu e continuará a contribuir, por pelo menos mais 20 anos – vida útil estimada do sistema -, para o aumento real da renda líquida dessas famílias, uma vez que a economia obtida com a redução do consumo de energia elétrica é alocada para outros fins, como a alimentação e o acesso à educação, contribuindo com a melhora da qualidade de vida desses brasileiros.

O grande volume de sistemas instalados pelo Brasil afora em residências unifamiliares é uma fotografia do cenário atual do programa, que em sua ampla maioria é constituído por edificações térreas. Mas se engana quem pensa que o aquecedor solar Soletrol é adequado apenas para casas. Moradores de prédios residenciais do programa MCMV também são contemplados com a economia de até 95% de energia elétrica no banho da família.

Um exemplo da inclusão do aquecedor solar Soletrol em habitações multifamiliares do Minha Casa, Minha Vida, isto é, prédios verticais, é o Residencial Valadares, localizado no município de Governador Valadares, em Minas Gerais. Esta obra, fechada pela Soletrol em 2011, quando do PAC 1, possui um total de 31 prédios de quatro andares com 16 apartamentos cada um, totalizando 496 unidades habitacionais.

Para atender ao banho dos cerca de 2000 moradores do Residencial Valadares, a Soletrol optou por instalar neste projeto o Aquecedor Solar Soletrol Max 200, com reservatório térmico capaz de armazenar 200 litros de água quente, e coletor solar com área de 2,0m², classificação A no INMETRO. Além disso, cada um dos 496 aquecedores solares é dotado de caixa quebra-pressão, projetada para receber a água diretamente da rede pública, com capacidade de armazenar 80 litros de água, e válvula anticongelamento mecânica, que opera sem utilizar energia elétrica, para a prevenção contra geadas, notadamente por se tratar de uma região montanhosa.

O projeto contemplou a instalação de 16 conjuntos de aquecedores solares no telhado de cada prédio, de modo a permitir que o consumo fosse individualizado, isto é, provendo a disponibilidade de 200 litros de água quente para cada unidade familiar. A condução da água até o ponto de consumo de cada apartamento foi realizada por gravidade, dispensando a eletricidade, e em tubulações específicas para água quente.
Os sistemas, que estão em operação há 4 anos, foram instalados com a supervisão técnica da Soletrol, sob a contratação de uma construtora da região.

O sucesso deste projeto corrobora a viabilidade da instalação do aquecedor solar em unidades multifamiliares do programa Minha Casa, Minha Vida, que, embora seja ainda facultativa no MCMV 2, representa menos de 2% no custo da obra e traz benefícios notórios ao meio ambiente, ao setor elétrico e, principalmente, às famílias beneficiadas, por meio da geração indireta de renda e melhora na qualidade de vida.

Descrição da Obra Projeto Aquecedores Solares em Prédios do Minha Casa, Minha Vida
Tipo de Aplicação/Utilização Habitações de Interesse Social - Banho
Porte do Sistema 496 Aquecedores Solares Compactos com capacidade de 200 litros
Cidade Governador Valadares - MG

Vista do Residencial Valadares já com os aquecedores solares instalados

Ficha Técnica

Ficha Técnica do Projeto Residencial Valadares
Dados do Projeto Nome: Residencial Valadares
Data: Dezembro de 2011
Destaque: Aplicação do aquecedor solar em prédios do MCMV
Responsável pelo fornecimento: Soletrol
Adquirido por: Construtora Cheren Ltda.
Localização: Governador Valadares – MG
Especificações Necessidade do cliente: Abastecer 496 apartamentos, divididos em 31 prédios – MCMV PAC 1
Sistema: 496 reservatórios térmicos Soletrol Max 200 litros baixa pressão, com 1 coletor solar de 2,0 m² por unidade, classificação A INMETRO.
Volumes totais do projeto: 99.200 litros de água quente armazenada e 992 m² de área coletora total instalada.
Sistema de back-up: Chuveiros elétricos
Segurança contra geadas: Válvula atenuante de congelamento mecânica
Tempo de utilização dos sistemas: 4 anos
Resultados
  • Até 95% de economia de energia elétrica no banho
  • 100% dos aquecedores solares se mantêm instalados até hoje
  • + renda líquida e qualidade de vida para as famílias beneficiadas

Soletrol Indústria e Comércio LTDA - Indústria 100% Brasileira

Conecte-se com a Soletrol