Projeto Popsol - O Aquecedor Solar do Sonho à Realidade

Projeto foi o pioneiro para a popularização do aquecedor solar em habitações de interesse social em todo o Brasil

Em 25 de maio de 1995, a Soletrol, a maior fabricante de sistemas de aquecimento solar das Américas, colocava no mercado o primeiro modelo concebido para atender às especificidades de habitações de interesse social. E isso bem antes de aplicações em grande escala como CDHU, programas de eficiência energética das concessionárias de energia e Minha Casa, Minha Vida, programa que incorporou definitivamente o conceito do aquecedor solar nessas habitações. "Essa foi uma ação pioneira da Soletrol, reforçando sua vocação para a inovação e busca contínua por soluções de aplicação dos aquecedores solares em todas as situações onde seja necessário o aquecimento de água, de modo a promover acesso à melhoria financeira e à qualidade de vida para todas as famílias", comenta Luís Augusto Ferrari Mazzon, diretor presidente da Soletrol.

Luís Augusto relembra o projeto: a proximidade natural da Soletrol com as concessionárias de energia levou a uma reunião de sensibilização, junto à CPFL, para a instalação de aquecedores solares em um conjunto habitacional em São Manuel – SP. "Para mim, desde que fundei a Soletrol, em 1981, era uma questão de honra popularizar o uso dessa tecnologia, permitindo que as famílias de menor poder aquisitivo pudessem ter acesso aos benefícios que o aquecedor solar proporciona. O desafio era garantir um produto que aliasse conforto adequado com preço acessível. Levando isso em consideração, criamos um produto com base única de sustentação e capacidade de 200 litros, o Popsol", relembra.

Outro ponto alto do projeto, de acordo com Luís Augusto, foi a utilização do registro misturador solar, acessório inventado por ele e empregado nas instalações realizadas em casas prontas, sem a necessidade de reformas e quebra de paredes. "Lançar mão do registro misturador foi positivo tanto no aspecto da redução dos custos, quanto por tornar evidente que o aquecedor solar é um produto destinado para residências em construção e também prontas, o que amplia as possibilidades de aplicação por todo o país", destaca.

O Eng. Ph.D Lúcio Mesquita, coordenador técnico do Projeto Popsol, lembra ainda que a durabilidade do sistema é bem superior ao tempo de retorno de investimento, calculado, na época, em cerca de 48 meses (o payback dos sistemas hoje é de 2 anos em média). "Temos sistemas que estão em operação com excelente desempenho há 20 anos na Cohab de São Manuel. Nenhum outro eletrodoméstico operaria por tanto tempo sem manutenções ou descarte por quebra ou obsolescência, sem gastar energia e produzindo conforto e economia", destaca.

Na época, testes mostraram que a economia gerada aumentava a renda líquida das famílias que moravam em habitações dotadas com o Popsol. Daí por diante foram feitas novas experiências (como com a COPEL em um conjunto na Ilha do Mel – PR), até o projeto Sapucaias, em Contagem - MG, em 2000, no qual houve todo um acompanhamento para comprovação da viabilidade econômica feito pelo GREEN - Grupo de Estudos em Energia, da PUC Minas, e viabilizado pelo Projeto Eletrobras Solar, da empresa estatal Eletrobras.

O resultado monitorado de Sapucaias foi altamente positivo e permitiu a inclusão dos aquecedores solares nos métodos construtivos financiados pela Caixa Econômica Federal, abrindo espaço para o uso desses sistemas em todas as construções de habitações de interesse social no País. E, finalmente, o Minha Casa, Minha Vida, que, em 2011, determinou ser obrigatório o uso do aquecedor solar em parte das residências financiadas pelo programa.

A Soletrol tem grande orgulho em ter sido a primeira empresa nacional a idealizar e colocar em prática um projeto voltado exclusivamente à inclusão dos aquecedores solares de água em conjuntos habitacionais. Além de inovar e empreender para o desenvolvimento da própria empresa, o Projeto Popsol abriu espaço para debates consistentes que levaram à popularização dessa tecnologia e a criação de um novo mercado consumidor, promovendo o acesso à tecnologia a todas as camadas sociais, mercado esse atendido por muitas empresas.

Depoimento de usuários

O nível de satisfação elevado com a tecnologia se reflete nos depoimentos de moradores da Cohab de São Manuel - SP, os usuários dos primeiros aquecedores solares implementados em habitações de interesse social por meio do projeto Popsol há 20 anos e que ainda se mantêm totalmente ativos em seu uso e benefícios que são gerados mensalmente.

Utilizo o aquecedor solar na minha casa e na casa dos fundos, são dois chuveiros, e tenho bastante economia. O sistema funciona bem e, nesses 20 anos, não tive problema nenhum, funciona o ano inteiro. Diversas pessoas perguntam se é verdade que tem economia e eu digo: é claro, faz 20 anos que eu estou usando. Não é uma coisa enganosa, é verdade, pois eu tenho o aquecedor solar e sei que traz economia. Vale a pena.".

Antônio Clementino

Há, com certeza, economia com o aquecedor solar, ainda mais agora com o valor da energia a preço de ouro. O governo deveria incentivar, iria economizar bastante, o aquecedor solar vale a pena. É uma maravilha, com certeza, eu indico".

Bete Prado

A economia é muito grande. Um exemplo é minha irmã, que paga, em média, R$ 400,00 por mês, enquanto eu pago cerca de R$ 50,00. Além disso, propicia um banho extremamente confortável, pois bem diferente da energia elétrica, que é preciso diminuir o volume para obter água quente, com o aquecedor solar é possível tomar um banho quente. É muito, muito melhor".

Sidnei dos Santos

Descrição da Obra Projeto Popsol - O Aquecedor Solar do Sonho à Realidade
Tipo de Aplicação/Utilização Habitações de Interesse Social - Banho
Porte do Sistema 10 Aquecedores Solares Compactos Popsol de 200 litros, instalados em suporte pedestal
Cidade São Manuel - SP

Morador beneficiado pelo Projeto Popsol em 1995 comprova a economia proporcionada por seu aquecedor solar através de sua conta de energia. Foto tirada em 2015.

Ficha Técnica

Ficha Técnica do Projeto Popsol
Dados do Projeto Nome: Projeto Popsol
Data: 25 de maio de 1995
Destaque: 1ª projeto de aplicação de aquecedores solares em habitações de interesse social
Responsáveis: Soletrol e CPFL Paulista
Residencial: COHAB
Localização: São Manuel - SP
Especificações Total de Residências: 10 moradias
Total de Sistemas: 10 aquecedores solares Popsol de 200 litros com 1 coletor solar de 2.0m², instalados em suporte pedestal
Última pesquisa de satisfação: realizada de 18 a 20 de junho de 2015
Tempo de utilização dos sistemas: 20 anos
Resultados
  • 1º projeto a incluir aquecedores solares em HIS
  • 80% dos aquecedores solares se mantêm instalados até hoje
  • 50% de economia na conta de energia elétrica de 83% dos usuários
  • 67% dos usuários avaliam o aquecedor solar como MUITO BOM

Aquecedor Solar Popsol instalado em residência na COHAB de São Manuel - SP, em 1995. Foto tirada em 2015.

Aquecedor Solar Popsol, instalado desde 1995, comprova vida útil dos equipamentos, estimada em 20 anos.

Aquecedores Solares, do Projeto Popsol, quando da instalação, em 1995.

Soletrol Indústria e Comércio LTDA - Indústria 100% Brasileira

Conecte-se com a Soletrol