Projeto Aquecedores Solares para Conjunto Habitacional de Baixa Renda

Aquecimento Solar de Água para Residências de Baixa Renda: Baixada Fluminense/RJ (Light)

Este projeto é o mais importante já implantado no Brasil. A LIGHT, maior companhia distribuidora de energia elétrica do estado do Rio de Janeiro e uma das três maiores do país, proporcionou junto com a SOLETROL um importante marco na história do aquecimento solar brasileiro. Foram fornecidos e instalados 2.300 aquecedores compactos de 200 litros, que totalizaram 460.000 litros diários em residências de baixa renda e habitações de interesse social dentro da área de concessão da LIGHT, sendo que a maioria dos consumidores de energia elétrica contemplados neste grandioso projeto está localizada na Baixada Fluminense. O fornecimento faz parte do Programa Nacional de Eficiência Energética regulamentado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. Nestes programas, os concessionários e permissionários do serviço público de distribuição de energia elétrica estão compromissados a elaborar e implantar projetos de eficientização energética, e um dos vários modelos possíveis é exatamente a substituição de chuveiros elétricos por aquecedores solares de água. A meta da empresa é a redução da inadimplência muito alta na localidade e a eliminação de ligações clandestinas. Além disso, o projeto promoveu a capacitação da população local, principalmente jovens, para aprenderem junto à empresa fornecedora do equipamento, cursos de capacitação em instalação de aquecedores solares. Cerca de 30 jovens se formaram no curso oferecido pela SOLETROL e já estão atuando no mercado de trabalho. Além do fornecimento dos produtos, a SOLETROL participou em fases importantes do projeto. Antes da entrega do aquecedor solar, houve uma fase preliminar de avaliação das edificações dos clientes. Depois de aprovado tecnicamente, o equipamento foi entregue, instalado e o cliente recebeu instruções de uso do aquecedor solar. Existe ainda uma garantia de peças de reposição, assistência técnica local e call center para dúvidas e solicitações dos clientes. O projeto já proporcionou uma economia de 30% na conta de luz da população. Além disso, todos são unânimes em elogiar a facilidade de manutenção do equipamento. Segundo a coordenadora do Projeto Light, Ana Claudia Marques: ' é fundamental pensar em políticas públicas voltadas para a energia renovável junto a população de baixa renda, fazendo um trabalho de conscientização sobre o meio ambiente e também colaborando com a concessionária pois diminui a demanda no horário de pico. Aos municípios cabe pequenas mudanças nos códigos de obras e cadernos de exigências, inserindo aquecedores solares nas edificações novas. A adoção de energias renováveis é campo vasto para geração de novos empregos nas indústrias, no comércio e nos serviços' . Baixada Fluminense / RJ

A visão da Light, no que se refere ao verdadeiro sentido da eficiência energética, vai de encontro ao pensamento da Soletrol, como o desenvolvimento de projetos para reduzir o consumo de energia das comunidades carentes visando adequar o orçamento familiar ao valor da conta; implementação de projetos que gerem renda para as comunidades carentes; estabelecimento de parcerias estratégicas para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética; implementação de casos de sucesso que tenham replicabilidade. Para a Light os ganhos que se alcançam com essa visão são, nas palavras de sua diretora de relações institucionais e superintendente de projetos especiais, Marina Godoy (2005):

  • Redução dos custos com energia.
  • Redução do impacto financeiro advindo do aumento das tarifas.
  • Incorporação de novas tecnologias.
  • Melhoria de processos e de produtos.
  • Maior competitividade dos produtos.
  • Complemento à ação de responsabilidade ambiental da empresa.

Este projeto é considerado a maior instalação brasileira em um único projeto e é um exemplo claro de como o aquecimento solar está muito mais próximo da grande população brasileira do que se imaginava. Água quente aquecida por energia solar hoje é uma realidade para qualquer cidadão e uma importante contribuição para a equalização dos vários problemas do setor elétrico do Brasil.

Descrição da Obra Projeto Aquecedores Solares para Conjunto Habitacional de Baixa Renda
Tipo de Aplicação/Utilização Habitações de Interesse Social - Banho
Porte do Sistema 2.300 Aquecedores Solares Compactos com capacidade de 200 litros
Cidade Baixada Fluminense - RJ

Vista do aquecedor solar instalado no Projeto

Vista das residências beneficiadas pelo projeto já com aquecedores solares instalados

Soletrol Indústria e Comércio LTDA - Indústria 100% Brasileira

Conecte-se com a Soletrol