Projeto Restaurante Corporativo

Excelência em solar aplicada no Restaurante D. Ida

Inaugurado em outubro de 2013, o restaurante da Soletrol, localizado na fábrica em São Manuel - SP, é um exemplo de como potencializar ao máximo a utilização e os resultados de sistemas de aquecimento solar. Batizado de Dona Ida, o restaurante pode atender simultaneamente 120 pessoas e tem capacidade para oferecer 500 refeições por turno em seus 300 metros quadrado de área construída.

Toda a água utilizada no restaurante é aquecida por aquecedores solares Soletrol. Como explica o engenheiro Lúcio Mesquita, responsável pelo projeto, o restaurante possui dois sistemas distintos. Um, mais tradicional, aquece água para processos de higienização e cocção (neste caso, a água fria é aquecida pelos coletores solares e fica armazenada até o seu efetivo consumo). O outro sistema gera calor para as cubas de alimentos, mantendo-os aquecidos (o conhecido "banho maria").

"O maior desafio técnico foi justamente nesta segunda aplicação: como manter o aquecimento das cubas em temperaturas entre 75 ºC e 80 ºC e o fato de as cubas serem abertas, isto é, trabalharem sem pressão", comenta Mesquita. Para atender essa demanda, o projeto previu um sistema indireto, no qual a água é bombeada do interior das cubas até um trocador de calor, onde recebe calor do reservatório térmico do sistema de aquecimento solar. Assim, a água que fica na bacia do "banho maria" não se mistura com a água que fica no aquecedor solar.

Além do uso do trocador de calor, o sistema possui um controle ativo de nível e temperatura das cubas, de forma a evitar sua operação se a cuba estiver vazia. O sistema controla a temperatura dentro dos limites exigidos pelo restaurante, para que os alimentos atendam aos padrões de qualidade. "Como em qualquer outra instalação de SAS, as do restaurante D. Ida possuem um sistema complementar. A opção foi pelo uso de aquecedores a gás GLP", explica Lúcio Mesquita.

Dimensionamento

O sistema, que atende os processos de higienização e cocção, foi dimensionado com um reservatório térmico de 3.000 litros de baixa pressão, com 30 coletores solares de 2.0 metros quadrados verticais e instalados na horizontal. Já o segundo sistema independente, do "banho maria", foi dimensionado com um reservatório térmico de 800 litros de baixa pressão, com 10 coletores solares de 2.0 metros quadrados verticais e instalados na horizontal.

Os dois sistemas são bombeados e precisam de quadros elétricos e controladores para os acionamentos das bombas. Uma questão importante foi a automação dos sistemas, responsável por atender à especificação de funcionamento de todos os controladores.

"O sistema de 'banho maria' é mais complexo. A água do aquecedor solar só circula se estiver com temperatura acima de 60 °C, e a água que fica no 'banho maria' circula apenas se estiver precisando aumentar a temperatura da bacia. Se esta segunda não circular, a água que fica no sistema solar também não circula e vice-versa. É um sistema inteligente", comenta Mesquita.

Sustentabilidade

Além da preocupação com o uso do sistema de aquecimento solar, o Restaurante D. Ida também se preocupou com outras questões ambientais. Construído em estruturas metálicas com formas curvilíneas, conferindo-lhe um aspecto arquitetônico agradável, ele tem fechamento de 50% em vidro transparente, propiciando condições de uso frequente de iluminação natural.

Outro ponto foi a construção de um lago artificial, na frente do restaurante, que compõe o paisagismo do entorno do prédio. O lago foi formado e é abastecido pela captação de água de chuva. Para tanto, foram colocados dutos conectados aos telhados do próprio restaurante e dos prédios da indústria.

Descrição da Obra Projeto Restaurante Corporativo
Tipo de Aplicação/Utilização Grande Porte - Restaurante
Porte do Sistema 80 m² de área coletora com capacidade de aquecimento de 3.800 litros/dia
Cidade São Manuel - SP

Vista do sistema de aquecimento solar instalado no restaurante

Vista do sistema de aquecimento solar instalado no restaurante

Vista dos coletores solares instalados

Vista do reservatório térmico instalado

Soletrol Indústria e Comércio LTDA - Indústria 100% Brasileira

Conecte-se com a Soletrol