Projeto Aquecedor Solar Aplicado em Vestiários

Aquecedor Solar Soletrol proporciona à entidade economia de energia elétrica usada para banho

Os vestiários do Sesi de Mogi das Cruzes (SP) são muito frequentados e a alta utilização de 26 chuveiros elétricos, o único método usado, até então, para aquecer a média de 500 banhos diários, acarretava uma elevada necessidade de manutenção dos equipamentos, um excesso de consumo elétrico e alto custo da conta de energia elétrica mensal da entidade.

Diante disso, em 2012, o Sesi encontrou no sol a solução para economizar eletricidade. Pois em dezembro deste ano contratou uma empresa especializada em projetos de energia solar térmica, que optou pelos aquecedores solares Soletrol para prover muita economia.

Foram instalados 80 coletores solares de 2,0 m², com classificação A no INMETRO. Os 160m² de área total coletora de irradiação solar têm o objetivo de aquecer 6.000 litros de água à temperatura de 55ºC, que fica armazenada em dois reservatórios térmicos de 3.000 litros, de baixa pressão.

O projeto previa a interligação do aquecedor solar ao sistema pressurizado de água fria do Sesi, promovendo o aquecimento da água por meio de placa trocadora de calor, caracterizando o sistema como indireto - quando a água aquecida pelo solar não é a água que atende o ponto de consumo.

O sistema possui ainda válvula misturadora automática, programada para entregar a água no ponto de consumo à temperatura de 37ºC. Quando a temperatura é insuficiente, o sistema de backup – chuveiros eletrônicos inteligentes, que substituíram os antigos e gastadores chuveiros elétricos – eleva a temperatura até 39ºC. A decisão de colocar o backup na ponta do consumo, e não no solar, se deu pelo fato de a distância entre o sistema de aquecimento solar e os banheiros ser grande, evitando gastos com a recirculação da água nas prumadas da edificação.

A fase de pré-projeto iniciou em dezembro de 2012 e o sistema foi entregue em junho de 2013. Totalizando seis meses da contratação à instalação.

O Sesi de Mogi das Cruzes, que utiliza a média anual de 2.190.000 litros de água aquecida pelos aquecedores solares Soletrol, informou que vem aferindo expressiva economia de energia elétrica. Este resultado motivou a entidade a utilizar o sol para aquecer os banhos do Sesi de Araraquara, Marília, Santo André e Diadema, unidades para as quais os projetos de implementação do sistema de aquecimento solar nos vestiários já foram desenvolvidos.

Descrição da Obra Projeto Aquecedor Solar Aplicado em Vestiários
Tipo de Aplicação/Utilização Grande Porte - Vestiários
Porte do Sistema 160 m² de área coletora com capacidade para aquecimento de 6.000 litros/dia
Cidade Mogi das Cruzes - SP

Vista dos coletores solares instalados no projeto

Ficha Técnica

Ficha Técnica do Projeto Sesi de Mogi das Cruzes
Dados do Projeto Nome: Sesi Mogi das Cruzes
Data: Dezembro de 2012
Destaque: Sistema de aquecimento solar indireto
Responsáveis: Eng. Lúcio Mesquita, PhD
Adquirido por: Bocato Construtora e Engenharia Ltda.
Localização: Mogi das Cruzes – SP
Especificações Nome: Sesi Mogi das Cruzes
Data: Dezembro de 2012
Destaque: Sistema de aquecimento solar indireto
Responsáveis: Eng. Lúcio Mesquita, PhD
Adquirido por: Bocato Construtora e Engenharia Ltda.
Localização: Mogi das Cruzes – SP
Resultados
  • 2.190.000 de água aquecida a 55ºC por ano
  • 0 é o volume de manutenção dos equipamentos
  • Alto é o índice de economia após a instalação do SAS Soletrol
  • 4 Novas unidades SESI tiveram o projeto para inclusão do SAS desenvolvidos após o sucesso no SESI Mogi das Cruzes

Vista dos reservatórios térmicos instalados no projeto

Detalhe da instalação dos reservatórios térmicos

Vista dos coletores solares instalados no projeto

Soletrol Indústria e Comércio LTDA - Indústria 100% Brasileira

Conecte-se com a Soletrol