Projeto Aquecedor Solar em Indústria

Indústria Sanofi-Aventis/SP (Bandeirante Energia)

Na América Latina, a Sanofi-Aventis está hoje situada entre as primeiras no ranking, com um faturamento de aproximadamente US$ 800 milhões por ano, atuando em 40 países. As operações da empresa, na América Latina, são coordenadas pelo seu escritório regional, em São Paulo (Brasil). A empresa possui 5 unidades de produção, distribuídas pelos seguintes países: Brasil, Venezuela, Guatemala, México e Argentina. A América Latina representa 4,7% do faturamento global da companhia. Conta com 1.600 funcionários no Brasil e concentra toda a produção em sua fábrica de Suzano, que abastece o mercado brasileiro, países do Mercosul e parte dos países da América Latina.

A área de coletores solares proposta foi de 142,20m 2 com o modelo Max alumínio 1.6 que possuem selo Procel de eficiência energética de 59,7% e produção energética mensal de 127,4kWh.

A capacidade de armazenamento total fornecida foi de 9.000 litros. Os reservatórios térmicos Soletrol são fabricados em cobre ou aço inox com acabamento externo em alumínio e ainda possuem pés em material termoplástico resistente, que possibilitam a colocação sobre suporte exclusivo, estando isentos de ferrugem. Podem ser instalados ao lado ou embaixo da caixa de agua e em desnível com os coletores solares, pois possuem a tecnologia "Horizontal de Nível", patente requerida de uso exclusivo da Soletrol, que facilita a instalação em telhados mais baixos, reduzindo os custos de obra civil.

Em se tratando de uma indústria farmacêutica, os cuidados com a higiene não constam apenas dos itens habituais do dia-a-dia de qualquer empresa. É norma rígida a ser seguida por todos os seus funcionários. O banho, para os funcionários Sanofi-Aventis, não significa apenas um hábito de higiene pessoal e sim um dos inúmeros processos de qualidade da empresa para a correta manipulação de medicamentos.

Dentro deste importante contexto, a BANDEIRANTE ENERGIA em parceria com a Soletrol, elaborou projeto para o fornecimento de uma instalação para 9 mil litros de água composta de 90 coletores ( 142 m² de área) instalado na Sanofi-Aventis, em Suzano - São Paulo.

O objetivo do projeto, além da questão da higiene foi o combate ao desperdício e promoção do uso racional de energia elétrica para o aquecimento de água. Foram substituídos 50 chuveiros com potência de 6.000 watts cada, que atendem aos funcionários. São 300 banhos diários. Outro importante benefício, específico neste projeto, foi a possibilidade da empresa não ultrapassar a demanda contratada com a companhia de energia no horário de ponta, possibilitando a tranqüilidade de não necessitar mais desse controle que, anteriormente, para evitar a cobrança de altas multas, chegava a causar a paralisação de algumas áreas de produção.

O cenário futuro para o projeto na Sanofi-Aventis é de uma economia de energia de 76,65 MWh/ano e de uma demanda retirada da ponta de 90kW. Além da eficiência energética, outros benefícios são acarretados como a redução nos custos de manutenção do cliente, aumento do conforto do usuário com banho à mesma vazão e temperatura o ano inteiro, satisfação do cliente pela economia em sua conta de energia elétrica, postergação de investimentos no sistema de distribuição, maior vínculo com o mercado e valorização da imagem da empresa.

Descrição da Obra Projeto Aquecedor Solar em Indústria
Tipo de Aplicação/Utilização Grande Porte - Vestiários
Porte do Sistema 142 m² de área coletora com capacidade de aquecimento de 9.000 litros/dia
Cidade Suzano - SP

Vista dos coletores solares instalados no projeto

Vista dos coletores solares instalados no projeto

Soletrol Indústria e Comércio LTDA - Indústria 100% Brasileira

Conecte-se com a Soletrol