Projeto Aquecedores Solares para Conjunto Habitacional de Baixa Renda

Aquecimento Solar de Água para Residências de Baixa Renda - Contagem/MG (Eletrobras/PUC)

Em Minas Gerais , na cidade de Contagem, um projeto da Prefeitura local, em parceria com a Eletrobras e a PUC-MG instalou há 5 anos, através da Soletrol, 100 aquecedores solares de água de 200 litros cada, com sistema de complementação, através de sistema elétrico acoplado ao reservatório térmico e sem o uso de chuveiros. Este projeto foi a primeira implantação em maior escala junto a núcleo habitacional feita no Brasil e forneceu dados necessários que viabilizaram a inclusão dos aquecedores solares ao PEE da Aneel.

Segundo Elizabeth Pereira, do Grupo de Estudos de Energia da PUC-MG: 'no início não se acreditava na viabilidade do projeto, pois imaginava-se que este tipo de energia só atendia às classes A e B. Obviamente é necessário um momento de convencimento e demonstração da tecnologia, mostrando como se usa a resistência complementar e enfatizando a economia que o sistema dá ao final de cada mês na conta de luz '.

A redução média em kWh foi de até 40% e a economia na conta de luz chegou aos 60%. Os moradores de Contagem não se imaginam mais vivendo sem o aquecedor solar. Além da fácil manutenção, a economia no bolso do consumidor de baixa renda fala mais alto que qualquer outro argumento.

A pesquisadora Márcia Ribeiro, que acompanhou o projeto, enfatiza que para massificar o uso do aquecedor solar no Brasil não é preciso muito. Basta boa vontade do governo em estender linhas de crédito e financiamento para a população de baixa renda adquirir o equipamento ou então buscar parcerias entre as empresas e concessionárias de energia, buscando uma equação que beneficie a todos. Já que a inadimplência é um grande problema para as concessionárias e baratear os custos do equipamento não é fácil para os fabricantes.

Descrição da Obra Projeto Aquecedores Solares para Conjunto Habitacional de Baixa Renda
Tipo de Aplicação/Utilização Habitações de Interesse Social - Banho
Porte do Sistema 100 Aquecedores Solares Compactos com capacidade de 200 litros
Cidade Contagem - MG

Aquecedores Solares instalados com suporte pedestal no conjunto habitacional Sapucaias, em Contagem - MG.

Residência beneficiada pelo Projeto Eletrobras Solar - Sapucaias, no ano 2.000.

Detalhe do aquecedor solar instalado no empreendimento.

Registro misturador solar instalado junto com chuveiro elétrico.

Finalização da instalação do aquecedor solar, com reservatório sob o telhado.

Soletrol Indústria e Comércio LTDA - Indústria 100% Brasileira

Conecte-se com a Soletrol